O que é a Pastoral do Dízimo?


Nesses dias alguém me disse: “Pelo menos a Pastoral do Dízimo tem se mantido firme em nossa Diocese!”. Graças a Deus que algumas plantas criam raízes, crescem e se tornam frondosas! (Cf. Sl 79, 9-10).

De minha parte eu fico feliz por ter trazido esta “mudinha” da Assembléia Geral da CNBB de l974 e a ter plantado na Diocese de Umuarama. No início poucos bispos tiveram esta coragem.

Isto me dá também a certeza de que todo esforço que fazemos para cultivar uma Pastoral de Conjunto é abençoado por Deus. O desejo da Presidência da CNBB era que todas as dioceses do Brasil, no mesmo dia, implantassem o sistema do dízimo e a abolissem o das taxas que é superado e inconveniente. Infelizmente poucos acreditaram que isto daria certo.

Na Diocese de Umuarama foi feito um longo trabalho de preparação para a implantação do dízimo. O primeiro passo foi a formação das Comunidades Eclesiais de Base, a partir do estudo, da partilha e vivência da Palavra de Deus. O segundo passo foi o estudo sobre o dízimo com base no Antigo e no Novo Testamento. O terceiro passo foi utilizar as CEBs como veículo para que os cristãos participantes entenderem o sentido e a conveniência do dízimo como meio de sustentação e dinamização da Igreja.

Só depois, em 1979, o dízimo foi implantado. E agora estamos vivendo o 32º ano do Dízimo em nossa Diocese.

Gostaria de afirmar que o dízimo é questão de fé e que só serão capazes de oferecê-lo com alegria aqueles que estiverem evangelizados. Quero ainda lembrar que as CEBs são a melhor madeira de dar aos adultos uma formação religiosa numa catequese permanente.

É pena que nossas CEBs estejam um tanto cansadas e fracassadas. Se elas estivessem mais animadas e atuantes, com certeza nosso povo estaria mais catequizado, viveria mais a fé e assumiria melhor seus compromissos de cristãos. Entre eles o de oferecer o “dízimo integral” (Ml 3,10). E neste caso nosso dízimo estaria funcionando melhor ainda.

Progridam no conhecimento de Deus, cresçam na fé, participem bem da Igreja, assumam, seus compromissos de cristãos e verão como “Deus derramará sobre vocês a abundância de suas bênçãos” (Ml 3,10).

 

Desejo a todos muita a felicidade, dom que só Deus pode dar.

 

Texto da CNBB

 

Artigos - Pastoral do Dízimo

18/05/2016 11:23

RETIRO DO DÍZIMO

A Paróquia de São José, conforme calendário, realizou na manha do ultimo dia 15/05 um retiro de espiritualidade, com a Pastoral do Dízimo, o qual foi animado pelo Pe. Pedro Luiz de Betânia e em sua conclusão teve a visita da Mãe Aparecida a esta pastoral, tão empenhada na evangelização. Que Deus...
Leia mais
03/11/2012 10:20

Dízimo é Partilha

       Hoje, o cristão frequentemente mostra uma profunda ruptura em sua personalidade – o raciocínio (cabeça) está separado do coração, resultando que a ação não corresponde à intenção. Intelectualmente, a pessoa pode confessar fé em Deus e professar todas as...
Leia mais