Catequese

 

COMO VAI A PASTORAL CATEQUÉTICA EM NOSSA PARÓQUIA?

As comunidades estão vivenciando momentos importantes de celebração dos sacramentos: Batismo, Eucaristia e Crisma. Esse é o momento oportuno, pois estamos nos tempos litúrgicos de páscoa e pentecostes. E a celebração dos sacramentos acontece sempre nos respectivas comunidades em atos litúrgicos em que a comunidade participa.

Crianças, jovens e adultos são acompanhados por catequistas que colaboram com a família na formação dos cristãos. A metodologia catequética que nós tentamos seguir é a orientada pela Diocese, “catequese de iniciação cristã de inspiração catecumenal”.

O objetivo é levar o catequizando a conhecer, a acolher, a celebrar e vivenciar o mistério de Deus manifestado em Jesus Cristo, que nos revela o Pai e nos envia o Espírito Santo através do anúncio da palavra de Deus e da incorporação na comunidade cristã para formar discípulos missionários.

A preocupação central é a formação na fé, a iniciação a vida comunitária, a formação do cristão ético e solidário. A celebração do sacramento é uma decorrência da caminhada de fé e da vida em comunidade.

Para desenvolver essa proposta os catequistas necessitam de formação permanente. Para isso apresentamos a proposta à paróquia toda, que acontece nos encontrões com todos os catequistas da paróquia no centro de formação São José.

 

Os níveis de catequese:

·    Iniciação Cristã – pré-catequese / 7 a 8 anos

·    Iniciação Cristã – Primeira Eucaristia / a partir de 9 anos

·    Iniciação Cristã – perseverança (caminhando com Jesus) / de 12 a 14 anos

·    Iniciação Cristã – Crisma / 14 anos acima

·    Iniciação Cristã – Batismo / Pais e Padrinhos

·    Iniciação Cristã – Matrimônio 

 

Catequese

21/05/2016 12:12

Celebração Catequética

A Pastoral Catequética da paróquia de São José de Custódia, na tentativa de uma nova evangelização, experimenta neste ano de 2016, um novo método na evangelização infanto-juvenil, onde, no primeiro e segundo sábado do mês, o encontro catequético acontece em sala com os catequizandos e o...
Leia mais