Retiro e Formação

20/10/2014 10:52

Aos 19 de outubro de 2014 realizou-se em nossa paróquia São José o “Retiro de Formação para os movimentos do Terço dos Homens, Mãe Rainha, Apostolado da Oração e Ministros da Eucaristia”, o encontro aconteceu na Escola Ernesto Queiroz com a participação de cerca 170 leigos.

O retiro teve inicio com um louvor animado pelo ministério de música da Renovação Carismática local, seguido de um momento de oração Mariano ministrado pelo palestrante Lisboa (Carnaíba), momento este, onde os participantes foram, de fato, colocados no colo de Maria Santíssima  e preparados interiormente para as palestras a serem ministradas por Deus através de Lisboa. Terminando este momento de oração, teve-se inicio a 1ª palestra: “CHAMADOS A LIBERDADE (Gl. 5, 13-25)”, essa palestra nos levou a refletir sobre o nosso testemunho de vida enquanto cristãos, pois nós fomos chamados por Cristo para viver a liberdade, sendo um cristão ao modo de Cristo e não ao nosso modo, ser cristão procurando obedecer a vontade de Deus através de atitudes concretas e não apenas com palavras. Mostrou-nos que devemos fugir e renunciar diariamente as seduções da carne tendo cuidado com nossas práticas para não cair em tentação. E principalmente que devemos nos deixar ser conduzidos pela ação do Espírito Santo de Deus; pois somos obras do Espírito Santo e o lugar que nos possibilita essa transformação é na Santa Missa. É na Santa Missa que Jesus atualiza o calvário e dessa forma somos totalmente mergulhados no Espírito Santo.

A 2ª palestra: “PERSEVERANTES NO NOME DE JESUS (Ap. 3, 14-22)”, trouxe-nos um tema extremamente fundamental à nossa prática de fé – Sou inteiramente do Senhor ou sou inteiramente do Mundo? Não posso ficar em cima do muro devo tomar uma decisão –, pois só eu posso abrir a porta do meu coração para Jesus entrar e fazer morada. E dessa forma levou-nos a refletir sobre o nosso compromisso de batizados que nos impulsiona a dar exemplo de uma Igreja viva para a sociedade. E, como igreja viva, é necessário sair em missão levando Deus para aqueles que necessitam de ânimo, de fé. Salientou, também, para a prática da Santa missa como fundamento da nossa fé, pois sem a Eucaristia ninguém sobrevive, fora dessa realidade, desse mistério de fé tudo é mera ilusão. E quando nos reunimos para Santa missa já não há mais pastorais ou movimentos, mas sim o povo de Deus reunido com seu pastor, pois formamos um só corpo em Cristo.

Na 3ª palestra “LAVADOS E REMIDOS PELO SANGUE DO CORDEIRO (Ap. 1, 5-8 e Fl. 2, 5-11), mostrou-nos que devemos ser cristãos autênticos, que não se pode  mais ficar brincando de ser cristão é preciso tomar uma decisão verdadeira, mostrou-nos ainda que se deve buscar a Jesus enquanto ele ainda se deixa encontrar, pois não há outro Deus além de Cristo Jesus, só a Ele devemos toda honra, toda glória, toda adoração por todos os séculos dos séculos. E que diante das nossas limitações diárias precisamos reconhecer-nos pecadores buscando a reconciliação com Cristo através do Sacramento da Confissão. Bem como, termos consciência que somos vencedores em Cristo Jesus, pois Ele conquistou essa vitória pela Cruz, que para nós é instrumento da nossa salvação.

“Tudo que Jesus toca é santificado”, então que possamos nos deixar tocar por Jesus diariamente e seremos verdadeiros cristãos segundo a vontade de Deus. Ao final da última palestra houve um momento de adoração a Santa Cruz fazendo-nos reconhecer que pelo sangue de Cristo fomos remidos das nossas faltas e que é pela Cruz que se chega a vitória. Esse momento foi selado com a benção do nosso Padre Roberto Luciano.

Posso dizer que foi uma experiência de oração e formação maravilhosa onde fomos reavivados na nossa prática Cristã enquanto leigos.

 

Daliana Xavier

Ministra

Clique aqui  e veja as fotos...