Iº Congresso Eucarístico

24/10/2013 11:33

1º Congresso Eucarístico da Paróquia de São José, Custódia – PE:

Tema: Eucaristia, fonte e ápice da vida cristã.

Realizado nos dias 19 e 20 de outubro, o 1º Congresso Eucarístico da Paróquia de São José – Custódia-PE ocorreu em clima de grande júbilo tanto para os membros da Igreja, quanto para os envolvidos em pastorais e movimentos, além dos paroquianos em geral. A rotina do fim de semana foi sensivelmente alterada nos dois dias de evento.

A rotina foi quebrada com a ocasião das muitas atividades ocorridas naqueles dias, que no entender dos cristãos católicos foram dias santos, marcados pela adoração de Jesus Cristo, Sacramento vivo no meio de nós. O próprio Cristo Eucarístico se fez presente durante todo tempo, adorado durante horas, o que é justo e necessário para com Nosso Senhor.

A importância do evento se confunde com a própria importância da Eucaristia na vida cristã. Isso porque o Sacramento foi instituído por ocasião da Santa Ceia, quando o próprio Jesus, após ter dito que seu corpo era verdadeira comida e seu sangue verdadeira bebida, deu-os aos seus discípulos, advertindo que seu corpo era entregue em prol da remissão dos homens. Seu corpo é dado aos homens e esses devem receber dele verdadeira carne e verdadeira bebida a fim de que também conheçam a vastidão do amor e sacrifício de Cristo para com a humanidade. Tal ato deve ser feito, inclusive, em memória do próprio Jesus.

Os eventos começaram no dia 19/10/13 com alvorada festiva e cânticos alusivos a Eucaristia. Já às 7:00 da manhã, houve grande adoração e acolhida realizadas na Matriz de São José, seguidos da oração de envio. As pastorais e movimentos se seguiram sucessivamente nos horários estabelecidos para cada grupo participante. Adoraram Jesus Eucarístico com muito fervor e respeito. Cânticos e leituras fizeram desse momento sublime o ápice da nossa história como Igreja.

Em seguida, as pastorais e movimentos saíram conforme programado e visitaram as residências e convidando as pessoas para participar do 1º Congresso Eucarístico. Às 17:30, ainda no dia 19/10/13, houve a procissão, saindo da Igreja da Imaculada Conceição, no Bairro da Redenção e que percorreu as ruas pelo caminho ostentando o Santíssimo até a Matriz de São José, quando então foi celebrada Santa Missa presidida pelo Bispo Dom Gabriel, que fez sua homilia deixando os fiéis orgulhosos de ser católicos e disse que todos da paróquia após esse congresso já não serão mais os mesmos, pois serão fiéis renovados.

No dia seguinte, 20/10/13, já às 06:00 da manhã, houve alvorada festiva, contando com carro de som e entoação de cânticos alusivos à Eucaristia e que convidava os fieis a acordar e participar da adoração que ocorreu na Matriz e demais comunidades urbanas. Uma hora depois, tanto na própria matriz, quanto nas demais comunidades, um café da manhã foi servido aos fiéis que estavam presentes.

Após isso, começou a concentração na quadra do Colégio Ernesto Queiroz, com a acolhida e entrega de crachás aos presentes.

A primeira atividade na quadra do Colégio Ernesto Queiroz foi uma palestra com o professor e missionário Lisboa, da cidade de Carnaíba e que encantou a todos com seu carisma e convicção de fé. Na sua fala, disse que o homem que trabalha para o Reino de Deus é eleito, provado e chamado. Em seguida aconteceram as oficinas onde houve basicamente a reflexão sobre três temas: 1) Que cristão católico me tornarei após essa palestra? 2) Se Jesus é fonte e cume da vida cristã, porque há desunião? 3) Que modelo de Igreja eu desejo para Custódia? Todos ficaram satisfeitos com essa abordagem. A Banda Arcanjo encantou e fez a festa durante vários momentos e mesmo após a missa final.

A segunda palestra do dia veio após louvor da Banda Arcanjo, às 14:00 horas, com a presença de Dom Egídio, da cidade de Afogados da Ingazeira. Sua pauta se centrou em três pontos: 1) Partilha; 2) Serviço; 3) Missão. A palestra teve fim às 15:00 horas com a oração do Terço da Divina Misericórdia e testemunhos de fé que foram declarados e que diziam respeito às súplicas exitosas através do clamor à Divina Misericórdia e pedidos de intercessão de Nossa Senhora a seu filho Jesus. Lindo!

Por fim, a procissão saiu da quadra do Colégio Ernesto Queiroz com Jesus Eucarístico exposto em lindo carro decorado, seguido por centenas de fiéis rumo a Igreja Matriz, onde foi realizada a missa de encerramento, que foi realizada pelo Padre Roberto Luciano  no palanque que estava montado desde o dia anterior ao lado da matriz. O ministério de música merece uma menção especial pelo brilhantismo de sua apresentação nas duas missas do congresso, nos dias 19 e 20 de outubro. As equipes responsáveis pelo evento como um todo estão de parabéns. Fizeram tudo bem organizado e bonito.

Todo projeto merece ter evidenciado seu projetista: Padre Roberto. Obrigado em nome nosso e de todos os paroquianos. Continue guiando este rebanho em direção a Deus. Parabéns pela obstinação e motivação de sempre.

VEJA FOTOS...