EUCARISTIA FONTE E ÁPICE DA VIDA CRISTÃ

15/10/2013 11:29

       A Celebração eucarística – o pão e o vinho que se transforma no corpo e no Sangue de Jesus Cristo – concentra os mistérios do filho de Deus, ou seja, sua Encarnação, Paixão, morte e Ressurreição.

       A origem da Eucaristia, que significa “ato de ar graças”, está na Bíblia, quando Jesus reuniu os doze apóstolos para celebrar a Páscoa judaica, também chamada de Última Ceia ou Santa Ceia. No Evangelho de São Marcos (14, 22-23) podemos ler: “Jesus tomou um pão e, tendo pronunciado a bênção, o partiu, distribuiu a eles e disse: Tomai, isto é o meu corpo”. “Em seguida, tomou um cálice, agradeceu, e deu a eles: Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos”. A Eucaristia é o sacramento da nova e eterna Aliança.

       Jesus não disse que o pão simbolizava a sua carne, mas que era verdadeiramente a sua carne.  Também não disse que o vinho representava o seu sangue, mas que era verdadeiramente o seu sangue. Desta forma, quem crê na Hóstia Consagrada e comunga tem a convicção de que Jesus Cristo está presente na Eucaristia.

       Para vivermos não precisamos somente de alimentos, mas também, do “pão” do amor, da fraternidade, da justiça. Na experiência de repartir o pão de cada dia, seja o pão de trigo, seja o pão da alegria ou da dor, Jesus Cristo está presente. Podemos, então, afirmar que a Eucaristia é o alimento que nos fortalece para a vida, que nos proporciona caminhar com mais coragem e confiança rumo à salvação eterna.

 

       Um abençoado Congresso Eucarístico!

 

Pe. Roberto Luciano Tenório do Amaral